Alca
A ALCA foi criada para ser a maior zona de livre comércio do mundo, com acordos comerciais que atingiriam todos os aspectos de vida dos cidadãos das Américas. A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) foi uma idéia lançada pelos Estados Unidos, que surgiu em 1994, durante a realização da Cúpula das Américas, quando foram assinados a Declaração de Princípios e o Plano de Ação, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, e assim formar uma área de livre de comércio para as Américas.
Desenvolvimento
O que é a ALCA?
ALCA significa Área Livre de Comercio das Américas, é uma organização criada pelos norte – americanos, que visa exclusivamente à exploração dos países subdesenvolvidos, tornando-os submissos aos Estados Unidos, com perda das suas soberanias. A ALCA é como um manto de proteção total e sem riscos para os investimentos diretos norte americanos.
Onde surgiu a ALCA?
Foi em Dezembro de 1994, em Miami, no governo de Bill Clinton o qual presidiu a primeira Cúpula das Américas, composta por 33 países do continente americano, com exceção da Cuba vetada pelos EUA. A Cuba é socialista, portanto é contra radicalmente o imperialismo norte – americano e qualquer proposta que vise interferência nos países soberanos.
Qual a proposta da ALCA?
A proposta da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) é o nome do processo de expansão do NAFTA a todos os países do Hemisfério Ocidental, exceto Cuba. Com uma população de 800 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de 11 trilhões de dólares, a ALCA seria a maior zona de livre comércio do mundo.
A fase preparatória foi de 1994-1998, os 34 Ministros estabeleceram doze grupos de trabalho para identificar e examinar as medidas relacionadas com o comércio as suas respectivas áreas com vistas a definir os possíveis enfoques das negociações. As negociações da ALCA foram oficialmente lançadas em Abril de 1998 na Segunda