ALCA
ALCA
ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS
LUISA VIEIRA RIBEIRO CAVALCANTE
ALCA
ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 O que é ALCA? 5
2.1 O projeto 5
2.2 Implantação da ALCA 11
3 Vantagens e desvantagens 12
4 Consequências para o Brasil 12
5 Conflitos Brasil X EUA 13
6 Conclusão 14
1 INTRODUÇÃO
O mundo vive, hoje, uma fase do capitalismo conhecido como monopolista. Marcado pela globalização, na qual o capital circula livremente pelas redes de telecomunicações, é possível lucrar de forma imediata em diversos pontos do globo. Esse fato permite, por um lado, o crescimento sem igual no montante de capital, que se acumula nas mãos de poucos agentes econômicos; por outro, provoca a exclusão social de quem não consegue ter acesso ao desenvolvimento.
Para não prejudicarem seus mercados, em meados do século XX, alguns países começaram a se “proteger”, agrupando-se em blocos econômicos.
2 O que é ALCA?
No ano de 1994, foi assinada, por 34 países da América, a carta de intenções que cria as diretrizes para a implementação da ALCA. A formação de um bloco econômico de livre comércio nas Américas tem por objetivo eliminar, paulatinamente, as barreiras alfandegárias entre os países. Em função do bloqueio econômico que sofre imposto pelos Estados Unidos, Cuba não faz parte deste acordo.
2.1 O projeto
Este acordo foi delineado na Cúpula das Américas realizada em Miami, EUA, em 9 de dezembro de 1994. O projeto é resultado da tendência, no contexto da globalização, onde países procuram estreitar as relações comerciais por meio de uma integração mais efetiva, onde as trocas comerciais possam acontecer de forma menos burocrática e com maiores incentivos.
Em funcionamento, a ALCA terá, aproximadamente um PIB (todos os países juntos) de US$ 20 trilhões e uma população de cerca de 850 milhões de habitantes.
A ALCA está prevista para ser um grande bloco econômico