Escola
Tecido Epitelial
Tecido epitelial granular
Tecido conjuntivo
Tecido adiposo
Tecido cartilaginoso
Tecido ósseo
Tecido sanguíneo
Tecido nervoso
Tecido muscular
Tecido Epitelial
O tecido epitelial apresenta células justapostas, ou seja, unidas. Esse tecido forma um revestimento interno e externo do nosso corpo. Alguns órgãos também são revestidos por estes tecidos.
É um tecido avascular, sua nutrição acontece a partir da junção pela propagação do tecido conjuntivo adjacente.
Somente a camada superficial da pele é formada pelo tecido epitelial.
Curiosidades: Quando eles são formados por uma só camada de células, são chamados de epitélios simples ou uniestratificados. Já os epitélios formados por mais de uma camada de células são chamados estratificados. Há alguns epitélios que são formados por uma única camada células, tem células de diferente alturas, o que da impressão de serem estratificados. Por isso, eles costumam ser denominados pseu-estratificados.
Tecido Epitelial granular
Este tecido é formado por células que produzem secreções, as mesmas podem ser eliminadas do organismo ou ser utilizadas em outras partes do corpo.
Existem três tipos de glândulas: Exócrinas (podem produzir substancias que são lançadas para fora do corpo ou dentro da cavidade de um órgão), endócrinas (produzem substancias que são lançadas no sistema circulatório) e mistas (apresentam regiões endócrinas e exócrinas).
Curiosidades: Como já foi mencionado anteriormente , as células desse tecido produzem secreções, essas secreções podem ser: Mucosas(espessa e ricas em muco), serosas(fluidas, aquosas, claras e ricas proteínas) e mistas( secreções mucosas e serosas juntas).
Tecido conjuntivo
O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar bastante substancias intercelulares. Sua principal função é sustentar, preencher e nutrir os demais tecidos. Há vários tipos de