As mulheres nos anos 1950
FILME O SORRISO DE MONALISA
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART 0151)
26/11/2013
RESUMO
As mulheres da década de 1950 foram herdeiras de ideias antigas, mas sempre renovadas, de que as mulheres nascem para ser donas de casa, esposas e mães, e teriam que saber da importância atribuída ao casamento. Isso se passa também no filme O sorriso de Monalisa onde mostra a vida das mulheres tradicionais e conta a história de Ktharine Watson professora de História da arte que tentava mudar a visão das suas alunas, mostrando que a vida não era apenas a de serem esposas.
Palavras-chave: Família, educação, trabalho.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar e comparar o filme O Sorriso De Monalisa com os acontecimentos históricos nos anos de 1950, especialmente sobre a vida que as mulheres tinham na época, o qual o filme o representou.
O filme conta a história de Katharine Watson professora de Arte que tinha como objetivo, mudar todo esse pensamento das mulheres tradicionais, mostrar que elas eram capazes de conciliar estudo, trabalho e família e que poderiam seguir alguma carreira.
A vida social das mulheres era restrita, os estudos, trabalho tudo era de modo diferente quanto às dos homens.
2 VIDA SOCIAL DAS MULHERES NOS ANOS DE PÓS GUERRA.
O período de 1950-1960 é chamado de “Anos Dourados” caracterizado pelo fim da Segunda guerra mundial. Neste período as mulheres enfrentavam muitos problemas na família e também na sociedade, um desses problemas, era quando uma moça de família tradicional se apaixonasse por alguém, seus pais
2
tinham que aprovar esse namoro e se o mesmo não a provasse ela não poderia continuar vendo o rapaz e sim se casar com alguém que tivesse como sustenta-la, pois o maior sonho de seus pais era ver suas filhas bem casadas.
O amor era considerado importante para a união conjugal, mas não o suficiente para garanti-la,