Trabalho de demografia Albânia
1. INTRODUÇÃO 4
2. DINÂMICA POPULACIONAL 5
2.2 Densidade populacional 6
2.3 Razão de sexo 7
2.4 Razão dependência Total 9
2.5 Taxa média de crescimento geométrico por idade 11
2.6 Taxa Bruta de Natalidade 13
2.7 Taxa Bruta de Mortalidade 14
2.8 Idade Mediana 15
2.9 Taxa de fecundidade total 17
2.10 Pirâmide Etária 18
3. CONCLUSÃO 21
4. REFERÊNCIAS 22
ANEXO 1 24
ANEXO 2 25
ANEXO 3 26
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de apresentar a importância dos indicadores populacionais, visto que os mesmos revelam o processo de evolução da população de um determinado país em um determinado período.
Para mostrar como funcionam estes índices, realizamos estudos referentes aos seguintes indicadores para Albânia no período de 1950, 2000 e 2050: densidade populacional, razão de sexo por idade, razão de dependência total, jovens e idosos, taxa média de crescimento geométrico por idade, taxa bruta de natalidade e mortalidade, idade mediana, taxa de fecundidade total e finalmente a apresentações de pirâmides etárias.
Com isso poderemos analisar e comparar como se deu a evolução na estrutura populacional da Albânia nos anos citados.
2. DINÂMICA POPULACIONAL
Em demografia, chama-se dinâmica populacional à disciplina que estuda as variações na abundância das populações. Para avaliar o desenvolvimento de uma população, é preciso conhecer certos atributos que lhe são característicos: (N), (M), (I), (E).
Numa população são os seguintes os fatores que alteram os seus números: taxa de natalidade (N) Número de indivíduos que nascem em um determinado intervalo de tempo. taxa de mortalidade (M)Número de indiv´´iduos que morrem em um determinado período de tempo. taxa de imigração (I) Número de indivíduos que chegam a uma população. taxa de emigração (E) Número de indivíduos que saem de uma população. densidade populacional (D) é a relação entre o número de indivíduos que compõem