Aspectos da População Mundial
Barbara Cristina, Kathleen Costa, Larissa Lourenço, Mariane Luiza e Singrid Ariane
Trabalho de Geografia
Aspectos da População Mundial
Santa Luzia
2014
Introdução
Desde a Renascença e a Era dos Descobrimentos, a Europa teve grande influência na cultura, economia e movimentos sociais mundiais. A demografia da Europa é importante não apenas historicamente, mas também na compreensão das relações internacionais e da dinâmica populacional contemporânea.
As questões demográficas da Europa, atuais e passadas, incluíram emigração por motivos religiosos, relações raciais, imigração econômica, declínio da taxa de natalidade e envelhecimento populacional. Entenda mais sobre os aspectos da população mundial na Europa a seguir.
Subcontinentes da Europa
Europa Central Alemanha: País de baixa taxa de natalidade e em processo de envelhecimento da população. A expectativa de vida é alta e o crescimento demográfico é nulo. Cerca de 85% da população vive centros como Berlim, Hamburgo, Munique e Frankfurt. Apresenta uma das maiores rendas per capita do mundo, com elevado padrão de vida. É terceira maior economia do mundo, com um PIB de cerca de 3 trilhões de dólares. Seu parque industrial é extremamente diversificado, com predomínio da indústria metalúrgica, química e automobilística. A região mais industrializada esta na confluência entre os rios Reno e Ruhr, onde estão as cidades de Duisburg, Hessen e Dusseldorf.
A energia é proveniente das termoelétricas abastecidas por petróleo e gás natural. Há também a participação das usinas nucleares, mas que devido a protestos ambientalistas e riscos de vazamento radioativos, vêm sendo desativadas pelo governo.
Os principais produtos agropecuários são os rebanhos bovinos e suínos, a produção de trigo, uvas e cereais. Nos transportes, o país é