queda da bastilha
A importância da Queda da Bastilha reside no fato de que a partir desse momento a revolução conta com a presença das massas trabalhadoras, deixando de ser apenas um movimento onde deputados julgavam que poderiam eliminar o Antigo Regime apenas fazendo novas leis.
A Bastilha era uma prisão construída em 1370. No século XVII tornou-se uma prisão para nobres ou letrados, adversários políticos, aqueles que se opunham ao governo ou mesmo à religião oficial. Embora a Bastilha, fortaleza medieval utilizada como prisão contivesse, à época, apenas sete prisioneiros, sua queda é tida como um dos símbolos daquela revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa.
A Tomada da Bastilha representa a passagem de um poder a outro, do poder aristocrático e da corte ao do povo e da burguesia. Contra a coroa ergue-se doravante o povo e os seus representantes, para quem o poder está nas assembleias. A revolta da burguesia, a que se junta a oposição camponesa, leva ao desmoronamento do antigo regime. A partir da Tomada da Bastilha nada ficará como antes.
Hoje dia 14 de Julho, o Dia na História vai a 1789, na França, dia da queda da bastilha. A Bastilha foi originalmente concebida apenas como um portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine, na França. Mas ficou realmente conhecida por ter sido uma prisão, assim funcionando desde o início do século XVII até o final do XVIII. Tinha 3 pavimentos. O superior proporcionava acomodações um pouco mais confortáveis para os detentos, em comparação aos outros dois. O térreo era uma prisão comum, registrando-se a maior incidência de doenças como pneumonias, devido à temperatura ambiente. O calabouço era a parte mais temida da Bastilha, uma vez que a sua arquitetura era de estreitos corredores e salas. O condenado ao calabouço deveria escolher uma posição corporal para entrar na sala, que não tinha nenhum espaço para a locomoção. A Bastilha acabou sendo invadida por uma multidão formada pelo povo de Paris. A