Psicologia da Educação
Este trabalho tem o intuito de identificar os princípios da teoria de Lev Vygotsky que defendia a Abordagem teórica Socioconstrutivista ou histórico-cultural. Essa visão sócio-histórica foi decorrente do momento histórico vivido por Vygotsky, na Rússia, no início do século 20, a qual foi influenciada pelo pensamento marxista que privilegia o homem como um ser social e histórico.
Contudo o pensamento do psicólogo bielo-russo (Vygotsky) com ênfase no aprendizado ressalta a importância da instituição escolar na formação do conhecimento, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente. Além disso, ao formular o conceito de zona proximal, Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente.
A base de sua teoria apresenta interesse de explicar como se formaram, ao longo do tempo, as características tipicamente humanas de seu comportamento e como elas se desenvolvem em cada indivíduo.
DESENVOLVIMENTO
Nessa reflexão podemos compreender que Vygotsky acreditava que a pessoa é um ser ativo, atento e atuante sobre o seu ambiente. Pois o homem atua sobre si próprio e com o uso de instrumentos amplia e transforma suas ações sobre o meio. Para tanto é necessário considerar o indivíduo como um ser histórico-cultural, que através da interação social estabelecida com outras pessoas, vai constituindo-se, tornando-se homem, conhecedor e participante de uma cultura, pois o mesmo não acontece de forma solitária do mundo, mas com experiências proporcionadas por sua cultura em seu cotidiano. Levando em conta essas ideias, para Vygotsky, o desenvolvimento se dá de “fora para dentro”, embasado nas interações sociais com outras pessoas, o indivíduo entra em contato com o conhecimento, internalizando-o, portanto a relação que existe entre desenvolvimento e a aprendizagem é que os dois são fundamentados nas interações sociais.