Psicologia da educação
O cotidiano serve como “base” para o conhecimento científico, é nele que tudo flui, que as coisas acontecem. A ciência procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano através de estudos sistemáticos, ela abstrai a realidade para compreendê-la melhor, o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real cotidiano. Exemplo: O aluno que diariamente se desloca da sua casa para a faculdade buscando aprender, discutir e produzir ciência.
2-Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum é o conhecimento espontâneo que vamos acumulando, herdando, fruto de intuições e tentativas, são “achismos” . É nessa busca constante de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas “teorias”. Chás que acalmam, cores e números que trazem sorte, animais que trazem azar e etc.
3-Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
Visões-de-mundo são “versões”, concepções, ideias e interpretações que agregam valores pessoais e culturais diante das diversas áreas do conhecimento. Essas são produzidas pelo senso comum.
4-Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologia apropriados pelo senso-comum.
Ao utilizarmos termos como “rapaz complexado”, “menina histérica ”, “ficar neurótico” estamos utilizando termos definidos pela Psicologia Científica, mesmo que integrados de forma “incerta” no nosso vocabulário.
5-Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.
*Arte: Expressão do conhecimento que traduz a emoção e a sensibilidade.
*Religião: Um aglomerado de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios e princípios morais.
*Filosofia: As especulações dos gregos em torno da origem e existência humana.
*Ciência : Conhecimento especializado e sofisticado.
*Senso comum: O