Urbanizacao nas cidades
MAICOL BARBOSA BRITO
URBANIZAÇÃO DAS CIDADES
MANAUS-AM
2013
ESCOLA ESTADUAL INSPETORA DULCINEIA VARELA MOURA
MAICOL BARBOSA BRITO
URBANIZAÇÃO DAS CIDADES
Trabalho referente a disciplina de Geografia, para obtenção de nota do 4° Bimestre da Esc. Est. Insp. Dulcineia Varela Moura. Este documento segue a orientação do professor(a) Jackson realizado pelo aluno Maicol Barbosa Brito.
MANAUS-AM
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
Vamos aqui abordar a urbanização das cidades brasileiras, veremos quais são os fatores que envolvem a urbanização e também quais são as conseqüências que uma urbanização desenfreada pode causar. Ao longo das décadas a população brasileira cresceu de forma significativa, ao passo desse crescimento as cidades também tiveram sua aceleração em relação ao tamanho, e o que levou a se formarem grandes malhas de pessoas nas maiores cidades brasileiras. Assim podemos explorar a partir de estudos desta natureza os efeitos da expansão geográfica do capital tal como as dicotomias entre concentração x dispersão, desenvolvimento x subdesenvolvimento, equilíbrio x desequilíbrio, nação e barbárie, o moderno (tecnologia) e o tradicional, a pobreza e a riqueza, entre outros.
Urbanização das cidades brasileiras
A urbanização é um processo que acompanha a generalização da forma-mercadoria e do trabalho assalariado no capitalismo. Com a transformação das terras comunais em propriedade através dos cercamentos os trabalhadores são forçados a 'migrar' para as cidades para vender sua força de trabalho por um salário, tornarem-se assalariados.
As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café foi importante no