psicologia da educação
Curso de Graduação em Pedagogia – 1º e 2º Semestres
Psicologia da Educação
TEMA: Jean Piaget e suas contribuições para a educação.
Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX. Ele criou uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida, sendo eles denominados sensório motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais. Esta teoria contribuiu para a educação no sentido de instrumentalizar o professor a fundamentar sua prática e compreender a importância dela no cotidiano da sala de aula.
Segundo o professor Lino de Macedo, do instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, “a grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola, mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança”.
Piaget demonstrou que a criança precisa ter condições de absorver os conhecimentos a serem transmitidos no processo de educação, bem como necessidades cognitivas destes. Ou seja, a criança é capaz de construir seu aprendizado, a partir de suas descobertas, iniciando-se deste pensamento corrente construtivista.
Outro aspecto observado por Piaget é que o organismo humano busca sempre o equilíbrio, porém este é difícil de se alcançar, pois no processo de integração com o meio ambiente podem ocorrer desajustes e assim são necessários reajustes para que a adaptação se restabeleça. Neste processo se envolvem dois mecanismos que são diferentes, porém se complementam: a assimilação, que é a tentativa do indivíduo em solucionar determinada situação a partir de sua estrutura cognitiva que ele possui naquele momento da sua existência, e a acomodação, que consiste na capacidade de modificação da estrutura mental