Psicologia da educação
José Aloyseo Bzuneck1
Universidade Estadual de Londrina. Resumo A Psicologia Educacional é uma das disciplinas da formação acadêmica dos professores, mas é também uma área de pesquisa com implicações para a aprendizagem e o ensino. Ela apresenta um meio para compreensão da complexa tarefa educacional no contexto da sala de aula e sociocultural. Os professores precisam ter uma perspectiva psicológica útil para poderem fazer o melhor em seu trabalho. Palavras chaves: Psicologia Educacional, formação do professor, educação.
Educational Psychology and the Teachers Education: contemporary tendencies
Summary Educational Psychology is one of the disciplines in the academic formation of teachers, but it is also one research area with implication to learning and teaching. It presents a way to understant the complex education task in classroom and in the socio-cultural contexts. The teacher must to have one use fui psychological perspective in order to do the best in their work. Key words: Educational Psychology, teachers education, education.
O rótulo Psicologia Educacional exprime algum nível de relação da Psicologia com Educação. Essa relação já foi conceituada de diversas formas e sujeita a mal-entendidos. Para começar, é necessário conceituar educação, o que já é uni grande desafio. Para nossos propósitos, vamos aqui considerá-la descritivamente como o conjunto dos esforços de uma sociedade no sentido de socializar as novas gerações em relação à sua herança cultural, através de instituições como a escola, ao lado de outras agências. Isto implica em que a educação, ao menos em parte, varia conforme o lugar e a época. Se a educação varia conforme o lugar e a época, assim também tem ocorrido com a psicologia educacional. Por um lado, temos hoje problemas similares aos de um século atrás (aprendizagem, motivação...), mas por outro lado, enfrentamos atualmente desafios impensáveis há