psicologia da educaçao
Teorias comportamentistas ( base empirista)
Algumas teorias psicológicas como as de Watson, Pavlov e skinner integrantes do behaviorismo, base epistemológica funda na concepção que todo conhecimento provém da experiência.
O ser humano e fruto de uma modelagem, resultante entre estimulo e respostas.
A expressão comportamentismo agrega uma gama de teorias psicológicas, serie de abordagem do comportamento humano.
Com o estudo de Skinner, salivação de cães, teoria do condicionamento operante, conseguiu explicar princípios do condicionamento respondente.
O Empirismo traz a ideia de homem como (tábua rasa), ou seja, todo conhecimento provém da experiência, que ocorre pelos sentidos.
As teorias comportamentistas são, comumente, chamadas associacionistas, exatamente pela associação de estímulos.
Associacionismo, produto do século 19 especialmente nos trabalhos de Pavlov, ponto de partida para abordagens mais complexas de condicionamento humano de Skinner.
Condicionamento clássico de Ivan e Pavlov, onde apresentou um cão faminto mistura de som e luz separadamente do pó de carne não provocou salivação no cão, más com uma associação destes fatores som e luz juntamente com o pó de carne, ouve um condicionamento no cão, provocando o estimulo a salivação do cão.
Essa forma de condicionamento é fundamento de serie de comportamentos emocionais involuntários, mediantes a estímulos e respostas, reações, medos fobias, ansiedades podem ser explicados por esta via. exemplo: criança associa vacina a pessoas vestidas de branco.
Muitas de nossas ações, portanto pode ser explicada por esses condicionamentos, pela generalização e pela descriminação.
Generalização: estímulos semelhantes aos que originalmente foram condicionados produzem a mesma resposta.
Discriminação: refere se diferenciação de estímulos;
Teoria do condicionamento operante de Skinner
O termo operante se aplica a uma classe de respostas em relação funcional com o meio ambiente,