gestão 1
Questão 1:
A participação da comunidade escolar (todos os setores) e de seu entorno (comunidade), mesmo o gestor havendo autonomia, ele deve se relacionar com o nível macro, o que é o Estado representado particularmente pelas secretarias municipais e estaduais.
De acordo com Luck, a escola passa por mudanças onde ocorre uma transição de um modelo estático para um paradigma fundamentado na ideia de que a realidade é dinâmica global é construída socialmente.
Essa mudança de paradigma é marcada pela adoção de concepções e práticas interativas participativas e democráticas onde interagem diversos segmentos (dirigentes, funcionários e clientes) estabelecendo alianças e parcerias na busca de soluções de problemas e novos horizontes. Para que isto ocorra é necessária à integração entre a escola como um todo e a sociedade que começa a se dispor a contribuir para a realização desse processo, cobrando bons resultados dos alunos tornado-os cidadãos participativos da sociedade e bom uso dos recursos. Na educação, a possibilidade do desenvolvimento de qualquer sociedade é de sua qualidade de vida.
A democratização da escola deveria passar pela democratização da educação, envolvendo os níveis superiores de gestão democrática mediante a participação da comunidade e representantes das escolas nas tomadas de decisões nesse âmbito, promovendo a verdadeira descentralização proposta.
O gestor deve levar em conta as contradições presentes no mundo global, às questões locais e o contexto social na qual a escola esta inserida, anexando conhecimentos e habilidades, a fim de formar alunos competentes, empreendedores e com espírito crítico.
Questão 2:
A gestão do conhecimento consiste em reunir sistemas, mecanismos e rotinas implementadas por organizações para assegurar eu o conhecimento certo seja disponibilizado no tempo certo e para pessoas adequadas, e a aplicação prática de fatores estratégicos que reúnem a capacidade de mobilizar a organização na efetivação das