Propriedades
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Curso Técnico de Nível Médio em Mineração
Alunos: Helder Ribeiro Filho
Victor Augusto Nogueira Correia
Importância das Propriedades Físicas das Rochas no Planejamento de Mina Subterrânea.
(Trabalho apresentado na disciplina de Lavra Subterrânea no curso técnico em mineração, valendo como método avaliativo do 1º Bimestre). Orientador: Agnaldo Arruda
Goiânia
2012
Introdução
O planejamento para a abertura de cavas, seja ela a céu aberto ou subterrânea, tem seu princípio nas propriedades físicas das rochas. Cada rocha se comporta de maneira diferente no que se diz respeito as suas propriedades como a coesão, dureza, elasticidade, plasticidade, peso específico ou densidade, porosidade, ângulo de repouso natural, estabilidade e empolamento. Por essa razão é importante conhecer bem essas propriedades para obter uma cava bem estruturada e segura para a lavra de minérios.
Planejamento de Mina Subterrânea
O processo de planejamento em uma mina subterrânea é primeiramente dividido em duas etapas, a primeira em desenvolver condições para a chegada até o corpo mineral, como a construção de vias de acesso, e a segunda na principal atividade da mina, na explotação do minério.
Nessas etapas as propriedades físicas que se destacam da rocha encaixante são a coesão e a estabilidade, a primeira é entendida como a resistência que a rocha possui ao ser submetida a forças de cisalhamento. Quanto maior a força de ligação entre as partículas melhor será sua competência, enquanto que a estabilidade é a propriedade que mantém a rocha estável durante os processos de construções de vias de acessos e aberturas de novas galerias, uma rocha com maior fraturamento e alteração representa pouca estabilidade do maciço rochoso.
A próxima etapa do planejamento é a que irá regular a mina durante toda sua vida útil, são os objetivos que a mina terá de seguir. Alguns deles são: Permitir contato