Propriedades
Coligativas
Introdução
Através da aplicação das propriedades coligativas, é possível determinar as massas moleculares. Em muitos casos as propriedades de uma solução podem ser consideradas como sendo as do solvente puro, modificadas pela presença das moléculas do soluto. Nestes casos o efeito sobre as propriedades do solvente depende do número de moléculas do soluto presentes, numa certa quantidade de solvente e não das propriedades específicas do soluto. Assim as alterações nos pontos de fusão (ou congelamento), ebulição e pressão de vapor de uma solução, depende principalmente do número de partículas implicadas.
Propriedades Coligativas
Propriedades Coligativas são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas. Essas propriedades, portanto, não são explicadas pela natureza da substância, mas sim pela quantidade de suas moléculas, partículas ou átomos. O estudo das quatro propriedades coligativas (Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Osmocopia) permite responder e entender questões como:
• Por que se acrescenta sal ao gelo para gelar cerveja em lata?
• Por que, acrescentando sal ou açúcar a uma quantidade de água que está iniciando fervura, ela para de ferver?
• Por que as águas dos oceanos não congelam totalmente, mesmo em locais muito frios, com a temperatura abaixo de 0°C?
• O que acontece quando se coloca sal sobre um pedaço de carne?
• O que acontece com um pedaço de fruta desidratada dentro de um recipiente com água?
• Por que o peixe do rio não consegue sobreviver no mar e vice-versa?
Essas e outras questões interessantes serão abordadas com mais detalhes nessa subseção
Já a pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicada na solução para evitar a sua diluição. Quando uma solução é diluída por um solvente que