Realismo e naturalismo
Quando iniciou?
Iniciou-se na segunda metade do século XIX, com reação ao Romantismo, pois sentiam a necessidade de relatar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa, não relatadas no Romantismo.
O que foi?
Os escritores de romances realistas abordavam temas polêmicos de caráter social e psicológico, relatavam em palavras a intolerância, a corrupção e o preconceito, criticavam as instituições sociais, a Igreja Católica e a burguesia sempre utilizando linguagem direta e objetiva.
Como se manifestou no Brasil?
Na literatura brasileira o Realismo manifestou-se principalmente na prosa. Os romances realistas tornaram-se instrumentos de crítica ao comportamento burguês e às instituições sociais. Muitos escritores românticos começaram a entrar para a literatura realista.
Quais as principais obras e escritores do Realismo?
A obra que marca o início do Realismo na literatura é a obra Madame Bovary de Gustave Flaubert. Outras importantes obras são: Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, Anna Karenina e Guerra e Paz de Leon Tolstói, Oliver Twist de Charles Dickens, Os Maias e Primo Basílio de Eça de Queiroz.
No Brasil, os especialistas em literatura dizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Nesta obra, o escritor fluminense faz duras críticas à sociedade da época.
Quais as principais características do Realismo?
I. Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos
II. Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
III. Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
IV. Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
V. Amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
VI. Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
VII. Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as