Realismo e naturalismo
REALISMO E NATURALISMO.
E. E. B Tereza Cristina
Nome: Alexsandro da Silva Laskoski e Fernanda Elizionete Fernandes
Serie: 2 ano 03 noturno.
Introdução
O Realismo/Naturalismo surgiu inicialmente como uma reação aos excessos sentimentais do Romantismo, que já tinha saturado a cena artística europeia desde meados do século XIX. Em Portugal, o marco histórico que introduziu as ideias realistas-naturalistas foi chamada "Questão Coimbra que, em 1865 opôs realistas a românticos. No Brasil , Realismo e Naturalismo tiveram trajetórias mais ou menos distintas : o primeiro iniciou-se com Memórias póstumas de Brás Cubas , de Machado de Assis , publicado em 1881 , e o segundo , no mesmo ano, com O mulato, de Aluísio Azevedo .
Realismo e Naturalismo
Contexto Histórico do Realismo
O Realismo no Brasil Teve seu início, oficialmente,em 1881,coma publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis. Esta escola só entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1890.
Com a introdução do estilo realista,assim como do naturalista, o romance, no Brasil, ganhou um novo alcance, a observação. Começou-se a escrever buscando a verdade,e não mais para ocupar os ócios dos leitores. Machado de Assis, considerado um dos maiores expoentes da literatura brasileira e o maior do Realismo no Brasil, desenvolve em sua ficção uma análise psicológica e universal e sela, portanto, a independência literária do país. Com o princípio de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o Realismo abrange a realidade que todo mundo vê. As obras desse movimento têm características do homem em seu meio social, utilizam uma linguagem simples, objetiva, temas do cotidiano e muitas críticas.
Características do Realismo
* Objetividade: fidelidade ao real
* Impessoalidade
* Análise Psicossocial do