Origem dos tributos
Os tributos têm origem remota e certamente acompanhou a evolução do homem. Estudos indicam ter sido voluntária a primeira manifestação tributária, em forma de presentes ou ofertas destinadas aos lideres ou chefes por seus serviços ou sua atuação em favor da comunidade.
IDADE ANTIGA
- O texto mais antigo encontrado e que retrata a cobrança de tributos na antiguidade, na época dos assírios, persas e medas, é uma placa de 2.350 a.C., em escrita cuneiforme, que descreve as reformas empreendidas pelo rei Urukagina, na cidade-estado de Lagash, localizada na antiga Suméria, entre os rios Tigre e Eufrates.
-Entre os egípcios foi encontrado um texto do segundo milênio a.C., que retrata as dificuldades encontradas por um camponês para pagar ao escriba do faraó os impostos sobre a colheita.
-Na Grécia (século VII a.C.), instituiu-se o tributo administrado pelo Estado, como conhecemos hoje. À custa do trabalho escravo e dos tributos pagos pelos cidadãos, os gregos construíram uma das maiores civilizações do mundo antigo.
-Os romanos conseguiram conquistar os gregos, dessa forma, os romanos conseguiram sustentar e alargar seu império respeitando a liberdade e cultura dos conquistados, mas utilizando a cobrança de tributos como meio de fortalecer seus exércitos e conquistar mais terras.Em Roma, cobrava-se imposto pela importação de mercadorias(portorium ) e pelo consumo geral de qualquer bem (macelum). Os tributos pagos pelas províncias anexadas ao império e o pagamento de impostos pelos cidadãos foram essenciais à formação e manutenção do império.
IDADE MÉDIA
-A queda do Império Romano marcou o início da Idade Média,período da história que vai do ano 476 a 1453. O grande império foi dividido feudos. Perdeu-se completamente a noção de Estado na Europa Medieval. Cada feudo possuía um senhor feudal, que eram os nobres.Nessa época, a maioria das pessoas vivia nos campos. Os camponeses, então chamados servos, eram obrigados a pagar tributos aos