Alfabetização e letramento
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
GISELE DO BELEM SCHIER FROEHNER
alfabetização e letramento
RIO NEGRINHO (SC)
2012
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Conceitos de letramento:
Do ponto de vista social, o letramento é um fenômeno cultural relativo às atividades que envolvem a língua escrita. A ênfase recai nos usos, funções e propósitos da língua escrita no contexto social.
“Saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos” (BATISTA, 2003 in VAL, 2006, p. 19).
“Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades, necessário para usar a língua nas práticas sociais” (BATISTA, 2003 in VAL, 2006, p. 19). O letramento abrange o processo de desenvolvimento e o uso dos sistemas da escrita nas sociedades, ou seja, o desenvolvimento histórico da escrita refletindo outras mudanças sociais e tecnológicas, como a alfabetização universal, a democratização do ensino, o acesso a fontes aparentemente ilimitadas de papel, o surgimento da internet. (KLEIMAN, 2005).
Scribner e Cole, define o letramento como:
... um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos. As práticas específicas da escola, que forneciam o parâmetro de prática social segundo a qual o letramento era definido, e segundo a qual os sujeitos eram classificados ao longo da dicotomia alfabetizado ou não alfabetizado, passam a ser, em função dessa definição, apenas um tipo de prática – de fato, dominante – que desenvolve alguns tipos de habilidades mas não outros, e que determina uma forma de utilizar o conhecimento sobre a escrita.
Letramento é: * Refletir e interpretar * Leitura e compreensão de textos * Leitura de mundo * Função social * Respeito às diferenças sociais * Práticas sociais que utilizam a escrita * Libertação, construção da autonomia.
Conceitos de alfabetização:
Processo específico e indispensável de apropriação do