alfabetização e letramento
Conhecendo e conceituando a Alfabetização e o Letramento
Cristina Camara Castagna
Professora Nathalie Schneider
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0648) – Prática do Módulo IV
27/05/2014
RESUMO
Quando se fala em alfabetização e letramento é importante ressaltar alguns conceitos. O presente trabalho vem para elucidar sobre estes dois processos através de uma revisão bibliográfica, identificando e conceituando a alfabetização e o letramento através de alguns autores. O letramento surge como uma ampliação do termo alfabetização na década de 80. Diante de alguns conceitos e revisão bibliográfica foi possível definir alguns conceitos e esclarecer alguns aspectos relacionados a este tema.
Palavras-chave: Conceito. Alfabetização. Letramento.
1 INTRODUÇÃO
Para todo e qualquer professor/educador alfabetizador o grande desafio é fazer com que as crianças aprendam a ler e escrever assim que entram na escola. No entanto, esta tarefa, é mais abrangente pois ensinar a ler e escrever nos contextos das práticas sociais da leitura e escrita implica num aprendizado onde o educando deve ser alfabetizado e letrado. O letramento é cultural, por isso muitos crianças já vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal absorvida no seu dia a dia.
Um ponto importante para letrar, diz Soares (2008), é saber que há distinção entre alfabetização e letramento, entre aprender o código e ter a habilidade de usá-lo. Ao mesmo tempo, que é fundamental entender que eles são indissociáveis e têm as suas especificidades, sem hierarquia ou cronologia: pode-se letrar antes de alfabetizar ou o contrário.
Este trabalho tem o objetivo de abordar, conhecer e conceituar a alfabetização e o letramento.
Foi realizado uma revisão de literatura no intuito de conhecer um pouco dos conceitos da alfabetização e letramento, perfazendo