Carga Tributária
Segundo estudos do IBTP o Brasil continua tendo umas das maiores cargas tributárias do mundo. Nos últimos 10 anos, a elevação foi de cinco pontos percentuais. Dessa forma, os empresários e contadores estão sempre em busca de alternativas que possibilitem reduzir o desembolso com pagamento de tributos.
Diante disso, faz-se necessária a realização de um planejamento tributário eficaz que consiste na redução da carga tributária, observando as limitações previstas em leis, estar atento a toda e qualquer mudança da legislação, saber a melhor forma de tributação e as formas legítimas para suas operações.
O planejamento tributário tornou-se indispensável devido a legislação tributária brasileira se tornar cada dia mais complexa, com inúmeras leis e constantes alterações, dificultando assim a interpretação dos empresários.
O objetivo desse estudo consiste em verificar, analisar e apontar a importância do planejamento tributário na escolha da melhor forma de tributação para as empresas, focando neste estudo o lucro real e o lucro presumido, com o intuito de reduzir a carga tributária por meios lícitos, onde muitas empresas enfrentam dificuldades para manter-se no mercado, devido ao excesso de tributos.
A justificativa do presente estudo se dá pela necessidade que as empresas têm em obter lucratividade em um mundo competitivo dos negócios, uma vez que a competição entre elas está cada vez mais acirrada.
Portanto, a opção pela não realização de um planejamento tributário visando reduzir a carga tributária, pode trazer vários efeitos negativos como o pagamento excessivo de impostos e como consequência à não continuidade das operações da empresa.
Este trabalho visa a incentivar empresários, contadores e estudantes de contabilidade e administração a importância de um amplo estudo e planejamento para se descobrir qual a melhor forma de tributação, mostrando assim que é possível reduzir o valor do pagamento utilizando um regime de tributação mais viável por