realismo/Naturalismo
Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade como realmente o mundo é. Não era o bastante mostrar aquela parte sonhadora ou idealizada da vida, como os românticos fizeram, desejaram mostrar a parte em que o cotidiano se torna massacrante, da traição, da falsidade e do egoísmo, da impotência do homem comum diante dos poderosos.
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro,este movimento foi uma radicalização do Realismo.Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos corticos, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas.
A vida é como se fosse um livro e nós os escritores, o naturalismo e o realismo nada maisé do que a nossa realidade so que um pouco mais escondida e nós temos queaprender e saberlidar com essa realidade só assim vamos entender a essência daquilo que Machado de Assis e Aluísio de Azevedo quis nos mostrar.
O realismo caracterizou-se pela repudiação do movimento a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa não inspirada em modelos do passado, tambem foi manifestado em forma de escultura e, principalmente, na arquitetura.
Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade como realmente o mundo é. Não era o bastante mostrar aquela parte sonhadora ou idealizada da vida, como os românticos fizeram, desejaram mostrar a parte em que o cotidiano se