Pregão eletronico
INTRODUÇÃO 3 PREGÃO ELETRONICO 4 PRINCÍPIOS 6 Características do pregão 7 Vantagens e desvantagens na aplicação do pregão eletrônico 8 As fases do pregão eletrônico 10 Da publicação do edital 10 Pregoeiro e equipe de apoio 13 Habilitação 13 Dos recursos 14 Adjudicação 14 Homologação 15 Os desafios do pregão 15 O COMPRASNET 16 Pregão eletrônico: como funciona 17 Licitações Banco do Brasil 18 Pregão eletrônico 19 CONCLUSÃO 22 REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
O pregão eletrônico é uma das formas de licitação, que utilizaa tecnologia da informação, com o objetivo de oferecer ao mercado um sistema operacional eficiente e que proporcione a competição e a transparência nos negócios, tanto para o setor privado quanto para o setor público.
É umaforma de ampliar a disputa licitatória, permitindo a participação de várias empresas em diversos estados,sendo ágil e transparente, possibilitando uma negociação eficaz entre os licitantes.
PREGÃO ELETRONICO
O pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública por meio de propostas e lances para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço.
O pregão vem se somar às demais modalidades previstas na Lei n.º 8.666/93, que são: a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso e o leilão. Diversamente destas modalidades, o pregão pode ser aplicado a qualquer valor estimado de contratação, de forma que constitui alternativa àtodas as modalidades. Outra peculiaridade é que o pregão admite como critério de julgamento da proposta, somente o menor preço. É um tipo de licitação, sendo utilizado pelo governo brasileiro para realização de contratos administrativos de bens e serviços, efoi criado através da lei federal 10.520/2002. Duas das