Entrevista com profissionais da educação e a importância da psicologia em sua formação
O texto “A Psicologia e a Formação de Professores: Ação e Reflexão a partir da percepção de professores em formação” revela que o objetivo da pesquisa realizada pelo PIE (Professores no Início da Escolarização) foi estudar os processos que contribuem para a transformação dos conhecimentos teóricos e práticos de psicologia para a organização do trabalho pedagógico. Para tal foram entrevistados 13 professores cursistas do PIE e foi feito uma análise qualitativa e utilizado um roteiro semi-estruturado. A intenção foi estudar os processos que contribuem para a transformação dos conhecimentos teóricos e práticos de psicologia discutidos no curso de formação para a organização de seu trabalho pedagógico, analisadas a partir de três categorias: o exercício reflexivo, o papel ativo do aprendiz e o papel do outro.
Na categoria exercício reflexivo, ficou claro para as professoras a necessidade de aliar teoria e prática. A reflexão é um mergulho teórico a partir da realidade vivida em sala de aula, a partir dela pode-se compreender a teoria, reconhecer seu valor e fazer mudanças em suas atividades.
No papel ativo do aprendiz, perceberam a importância em olhar para o aluno de forma diferente. Eliminar o conceito em que o aluno era considerado apenas um depósito de conhecimentos e o professor, o depositário. Concluíram que a melhor maneira de despertar o interesse dos alunos para o aprendizado é levá-lo em consideração, valorizar a sua participação, seus desejos e necessidades individuais. Também foi notada a necessidade de ter um olhar mais humano, compreendendo que qualquer aluno pode aprender, respeitando sua forma e seu ritmo de aprendizado. Os docentes foram ajudados a organizar seu trabalho pedagógico, dentre as estratégias adotadas, a produção escrita se revelou um processo fundamental para a construção de conhecimentos, contribuindo para analisar criticamente a realidade,