Pibid e a formação inicial docente
Tarcila
UESC
Resumo
O presente trabalho trata das experiências adquiridas no decorrer das atividades realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto Matemática, desenvolvido pela Universidade Estadual de Santa Cruz, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O PIBID tem como principal objetivo a iniciação à docência dos estudantes de licenciatura visando aperfeiçoar a formação dos futuros educadores. Com isso, nós bolsistas do PIBID fomos encaminhados à escola de nível médio da cidade de Itabuna- Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães- com a função de desenvolver atividades que valorizem a teoria e prática da matemática, realizando também uma interação entre essa ciência com as demais áreas do conhecimento. É importante destacar que ensinar matemática não é algo fácil, porém é necessário que os docentes criem metodologias suficientemente atrativas para que fique bem explicito a importância dessa área de conhecimento no nosso cotidiano, uma vez que a Matemática está presente desde o nosso acordar até nosso adormecer.
Palavras-chave: Matemática; docência.
Introdução
Este trabalho consiste num relato de experiencia do Projeto de Iniciação a Docência de Matemática, junto a instituição de ensino Colégio Luis Eduardo Magalhães, Itabuna-Bahia. Foram concedidas 6 bolsas de iniciação a docência para esse Colégio, além de uma bolsa para o coordenador e outra para o supervisor. O projeto PIBID-CAPES visa aprimorar a formação dos estudantes do curso de licenciatura em matemática promovendo o contato dos estudantes com seu futuro ambiente profissional.
Durante o período de vigência da bolsa de iniciação a docência, os bolsistas tiveram contato com muitas atividades docentes, como aulas, realizações de atividades avaliativas, finalizações de projetos, AC’s, realização de oficinas.
Para auxiliarmos os discentes na aprendizagem da