A importância do PIBID na formação inicial docente
Autores: Daré, Ronan Tocafundo. Professor do IFMG2. Congonhas, MG. ronan.dare@ifmg.edu.br Vieira, Graciene Carvalho. Aluna de licenciatura em física do IFMG. Congonhas, MG. Morais, Albano César Padula. Aluno de licenciatura em física do IFMG. Congonhas, MG.
Resumo
Este é um trabalho em Políticas Públicas de Formação Docente com o Objetivo de apresentar Relato de Experiência sobre o PIBID, programa do Governo brasileiro que visa à valorização da formação de professores para a educação básica. Neste relato, faremos a exposição da importância do PIBID na formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFMG, na cidade de Congonhas, interior de Minas Gerais, Brasil. No Marco Teórico, realizaremos a reconstrução histórica dos principais momentos das Políticas Públicas brasileiras para a educação e discutiremos os alarmantes índices educacionais brasileiros. Os Resultados obtidos possibilitaram Concluir que as ações Metodológicas desenvolvidas no PIBID melhoraram a formação inicial desses estudantes e contribuíram na superação problemas identificados no ensino tradicional de Física.
Palavras Chave: Formação de Professores, Políticas Públicas, PIBID, Ensino de Física.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência sobre o PIBID, sua importância na formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFMG – campus Congonhas - Brasil, e práticas que visam à superação de problemas identificados no ensino tradicional de Física. O fato de a Física estar diretamente relacionada ao estudo dos fenômenos da natureza, das tecnologias e de situações da vivência do aluno do ensino médio deveria ser motivo para despertar o interesse e o aprendizado por essa disciplina. Porém, paradoxalmente, o que se