Operação urbana
Conheça a Operação Urbana Água Espraiada
A Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (Lei nº 13.260/2001 e Lei 15.416/2011) foi a primeira aprovada após o Estatuto da Cidade e já nasceu como “Consorciada” podendo utilizar plenamente os dispositivos da lei federal. Tem como diretriz principal a revitalização da região de sua abrangência com intervenções que incluem sistema viário, transporte coletivo, habitação social e criação de espaços públicos de lazer e esportes.
O perímetro da operação foi subdividido em seis setores: Brooklin, Berrini, Marginal Pinheiros, Chucri Zaidan , Jabaquara e Americanópolis, cada um com estoque de área construída adicional específico, sendo que o total de estoque da operação é de 3.750.000 m². A Ponte Otávio Frias Filho (Ponte Estaiada), já concluída, foi executada com recursos oriundos da operação.
Estão sendo concluídos os empreendimentos habitacionais destinados à população moradora do Jd. Edith e demais assentamentos irregulares ao longo do Córrego Água Espraiada que serão atingidos pelas obras de prolongamento da Av. Jorn. Roberto Marinho: HIS Jd. Edith (das 252 unidades habitacionais previstas, 92 já foram entregues, além de creche. As 160 unidades restantes, mais escola e UBS estão com previsão de entrega para abril de 2013), HIS Washington Luiz/Estevão Baião (338 unidades habitacionais, sendo que 38 já foram entregues (Iguaçu e Gutemberg) com previsão de entrega das unidades restantes para o segundo semestre de 2013) e HIS Corruíras (244 unidades habitacionais previstas para serem entregues em março de 2013). Além dessas, 4.000 HIS já foram licitadas em convênio com o CDHU para atendimento complementar da demanda.
Estão em andamento projetos e obras relativos às vias locais do Brooklin, prolongamento da Av. Jornalista Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes (Túnel e Via Parque - vias de acesso local aos bairros da região e um grande parque linear com