Contabilidade geral
CONCLUSÃO DE MÓDULO (TCM)
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Laércio Luis Oberherr
Nível: Pleno
Distribuição: DN
Local da aula presencial:
Nome do RTV responsável: Luiz Carlos Lago de Aquino
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como objetivo relatar sobre fungicida priori xtra e suas principais funções, composição químicas, formulação e eficácia no controle da ferrugem Asiática.
Que tem sido uma das principais Doenças que vem preocupando os agricultores de soja na região e em todo estado. Pois causa vários prejuízos afetando primeiramente as folhas e depois futuramente causando prejuízos na produção.
TEMA E PROBLEMA
Priori Xtra x Ferrugem asiática
Ferrugem Asiática : a Ferrugem asiática e causada por um fungo chamado PHAKOPSORA PACHYRHIZI, que interfere na foto síntese da planta, provoca desfolha prematura, o que ocasiona significativamente o rendimento de grãos e o teor de proteína dos mesmos, e é disseminada pelo vento e não por semente , o processo de infecção se inicia quando o uredosporos germinan e produzem um tubo germinativo que cresce através da superfície da folha até se formar um apressório, as urédias podem se desenvolver de 5 á 10 dias após a infecção e os esporos do fungos podem ser produzidos por até 3 semanas sendo esta a penetração diretamente através da epiderme ao contrário das outras que são pelos estômatos.
A ferrugem asiática e temida pela sua rápida expansão e virulência e pelo montante de perdas que tem causado, atingindo elevados níveis de redução de rendimento chegando a inviabilizar a colheita ,causando perdas de até 70% numa somatória geral da aréa..
Sendo que o custo médio de controle de doenças somam 8 % do custo médio de produção.
Priori Xtra: é um fungicida de ação sistêmica que atua em dois sítios diferentes, causando inibição na respiração da síntese do ergosterol do fungo, e composto de 200 g/L de Azoxistrobina (Estrobilurinas) e 80 g/L de Ciproconanazol(Triazois). Sua