Objeto da comunicação
“Os objetos ( ao contrário do que nos diz nossa intuição imediata ) não se encontram aí, prontos e recortados: os ‘objetos do mundo são recortados [...] por nosso olhar e nossa compreensão nossa maneira de vêr” ( FRANÇA, 2012 p.40).
Diversos pontos de vista
Aparelho e desenvolvimento tecnológico transmissão e recepção de som e imagem
Analógico VS digital
A produção discursiva veiculada pelo meio
Diversidade de gêneros televisivos e canais ( TV paga )
Interpretações dos telespectadores ( recepção )
Influencias causadas pela TV
Relação entre sociedade e TV
Processo comunicativo
Dimensão física
Dimensão biológica
Dimensão simbólico
Dimensão tecnológica
O objeto da comunicação o problema da empiria
Meios de comunicação e o processo comunicativo: passiveis de estudo por inúmeros pontos de vista: engenharia de telecomunicações, sociologia, psicologia, analises do discurso, antropologia, marketing, ciência política, etc.
“O objeto da comunicação não são os objetos ‘comunicativos’ do mundo, mas uma forma de identificá-los de falar deles – ou de construi-los conceitual [...]
Quando se pergunta pelo objeto da comunicação, não nos referimos objetos disponíveis no mundo, mas aqueles que a comunicação, enquanto conceito, constrói.” ( FRANÇA, 2012, p.42 )
França, V. Paradigmas da comunicação conhecer o que? Ciberlegenda, 2011.
“O problema da eleição desse objeto [ os meios de comunicação ] é que ela não esta assentada do pressusposto de ilusória autonomia e precisão dos contornos da empiria.
Os objetos do mundo não estão dados de antemão, nem são recortados por suas leis intrínsecas - mas constituídos e dispostos pelo olhar e intervenção dos homens. Assim, os meios de comunicação ou a mídia, na sua aparente objetividade e simplicidade, não o são tanto assim, mas se desdobram em múltiplas dimensões – tais como a técnica, a política, a economia, o consumo, a vida urbana, as praticas