resumo ciencias politicas
- Sentimentalista – temos sentimentos morais
- Soberania individual; liberalismo - Todo homem é o mais hábil pra tomar conta de si próprio, e não um terceiro. As pessoas devem tomar suas próprias decisões pq essas vão ser as melhores decisões pra elas, elas são as maiores conhecedoras do próprio bem.
- Papel do governo não é proporcionar a felicidade pra cada um (até pq ele nem sabe o que faz cada pessoa feliz) é proibir que uma pessoa atrapalhe a felicidade da outra
- Simpatia – Jamais sentimos exatamente o que os outros sentem, somente podemos formar uma ideia disso se imaginarmos o que nós mesmo sentiríamos. Nos colocamos no lugar do outro e julgamos pela nossa razão mas como se fosse a outra pessoa.
. Por isso a simpatia é sempre um fenomeno individual. A pessoa sempre julgara a outra de acordo com o seu próprio ponto de vista
- Função do estado é segurança, justiça e bens públicos
- O homem de sistema é aquele que acha que consegue organizar a sociedade baseada na benevolência (baseada na concepção do que é o bem pra ele mesmo, mas o que é bem pra ele difere do que é bem pros outros).
- A sociedade deve se basear nas pessoas tomando decisões por si próprias pq elas são as maiores conhecedoras do próprio bem. Essa sociedade dá certo pq, segundo BASTIAT, os interesses da sociedade são harmônicos, e não conflitantes.
. Certos autores acham que os interesses dos grupos das sociedades são conflitantes. Se fosse assim, teria sempre que ter uma pessoa forte pra ficar resolvendo as disputas. Mas Bastiat diz que não é assim. É melhor eu ter um vizinho rico do que um vizinho pobre (ele pode ser meu cliente). Por isso o cosmopolitanismo – não se deve invejar a felicidade ou prosperidade do outro país.
. A boa ordem social é aquela na qual os interesses são harmônios, então as interações sociais conferem beneficio mutuo.
. Por isso ele tão contra o protecionismo. O protecionismo é baseado na falsa crença de que o que é bom pro Brasil tem que