trabalho objeto da comunicação e teorias da comunicação
Para Vera Veiga França, “o objeto da comunicação não são os objetos ‘comunicativos’ do mundo, mas uma forma de identificá-los, de falar deles – ou de construí-los conceitualmente”. As formas de comunicação precisam ser captadas para serem compreendidas, desse modo, será diferente para cada indivíduo de acordo com a sua realidade. O objeto está relacionado com a história da humanidade. Não foi inventado pela imprensa, TV ou Internet.
O objeto da comunicação está relacionado com o modo como as pessoas (a sociedade, o público) se relacionam com os meios de comunicação de massa, como a televisão, rádio, revista, outdoor, jornais e internet, ou seja, com tudo que podemos ver ouvir e tocar.
'' o objeto da comunicação é a vinculação social. É como se dá o vínculo, a atração social, como é que as pessoas se mantêm unidas, juntas socialmente."
As teorias da comunicação surgem com o intuito de desmistificar o processo comunicacional como um todo, abrangendo desde os meios utilizados aos agentes envolvidos.
ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica promove uma crítica severa à mercantilização da cultura e à manipulação ideológica operada pelos meios de comunicação de massa. (Principais Fundadores: Adorno, Horkheimer, Marcuse Horkheimer, Adorno e Marcuse e outros referiram-se com o termo indústria cultural à conversão da cultura em mercadoria, ao processo de subordinação das consciência à racionalidade capitalista, ocorrido nas primeiras décadas do século XX. FONTE: HOHLFELDT, 2001)
A INDÚSTRIA CULTURAL É a conversão da cultura em mercadoria. Quando os veículos de comunicação atingem a população com mensagens diversas. Comunicação de Massa, por quê? A comunicação de massa encontrou na Escola de Frankfurt grande resistência através de Theodor Adorno e outros integrantes. A cultura contemporânea a tudo confere um ar de semelhança. Filmes, rádio e semanários constituem um sistema. Cada setor se harmoniza entre