O Objeto da comunicação
Idéias Centrais:
“Ao iniciarmos uma reflexão sobre a teoria (ou teorias) da comunicação, nossa primeira indagação refere-se ao seu ibjeto? Afinal, teoria sobre o quê? O que quer dizer comunicação? (...)”
“O trabalho de conhecimento tem início com a identificação de seu objeto – nós conhecemos alguma coisa que é preciso identificar, delimitar.”
“Em torno da comunicação, e como resultado dos esforços de reconhecê-la, começam a surgir estudos, teorias.”
“Essas dificuldades do campo teórico da comunicação foram criadas e vividas historicamente, e traduzidas (e traduzem) a forma de inserção da ciência no mundo.”
“Naturalmente esta é apenas uma etapa da história que contextualiza o surgimento dos primeiros estudos sobre meios de comunicação de massa.”
“(...)a teoria da comunicação se caracteriza sobretudo plea heterogeneidade das correntes e concepções que abriga, e a apresentação de um quadro geral das teorias esbarra na dificuldade de sistematização: não há como apresentar de forma orgânica e estruturada um quadro que é fragmentado e descontínuo.”
Palavras-chave:
Comunicação; teoria; objeto.
A comunicação é do domínio real, presente na sociedade contemporânea. Ela está presente no nosso cotidiano. Como em bancas de revistas, na televisão da nossa casa, rádios do carro. Porém, o objeto da comunicação não se encontra apenas nestes veículos como estes citados, mas na realidade criada pela presença dos muitos meios de comunicação, na reorganização de nossas experiências do dia-a-dia, no seu conceito, na forma de identificar os objetos comunicativos do mundo, falar deles e conceitua-los em sua construção. A identificação de seu objeto está atrelada ao trabalho de conhecimento, que não é “dar-se conta de”, mas apreensão, interpretação. Conhecer é uma atividade Humana resultada da