Fichamento O Objeto da Comunicação Vera Veiga França
O OBJETO DA COMUNICAÇÃO/
A COMUNICAÇÃO COMO OBJETO.
Vera Veiga França
1- o que é a comunicação?
O objeto da comunicação, qual é?
- A primeira resposta faz referência na dimensão empírica: o objeto está à nossa frente, podemos capta-los pelos sentidos: nas bancas de jornais, na televisão, nas nossas conversas...
Devemos repensar essa primeira resposta.
“Os objetos do mundo (ao contrário do que nos diz a intuição imediata) não se encontram aí, prontos e recortados: os ‘objetos’ do mundo são recortados (ou religados) por nosso olhar e nossa compreensão, por nossa maneira de ver” (FRANÇA, 2001, p. 40).
Podemos entender a comunicação como um “processo social básico de produção e partilhamento do sentido através da materialização de forças simbólicas”(FRANÇA, 2001, . 41).
A modernidade não descobriu a comunicação, mas a tornou mais complexa.
Além de sua dimensão empírica, a palavra comunicação traz também uma outra dimensão: “ela é um conceito, uma forma de apreensão, uma ‘representação’ dessas diferentes práticas – uma maneira de concebê-las e conhecê-las. (FRANÇA, 2001, p. 42).
“o objeto da comunicação não são o.s objetos ‘comunicativos do mundo’, mas uma forma de identifica-los, de falar deles – ou de construí-los conceitualmente. (FRANÇA, 2001, p. 42).
Portanto, os objetos da comunicação são aqueles que a comunicação, COMO CONCEITO, permite perceber.
Essa discussão remete ao texto ‘Os filtros da realidade”, de Bruno Latour, em que ele vê conceitos, paradigmas, representações como caminhos para se chegar a realidade, ou seja, é o conceito que possibilita “ver” a realidade.
2- O objeto e o conhecimento
O trabalho de conhecimento começa com a identificação do objeto – conhecemos alguma coisa que é preciso