Frank O. Gehry
Seu nome original é Ephraim Owen Goldberg. Seu pai mudou o nome da familia quando imigraram, para Gehry. Ele adotou o nome Frank aos 20 anos e o usa até hoje como Frank O. Gehry.
Se formou em 1954 na University of Southern California. Ele fez estágio durante o curso na empresa Victor Gruen Associates, mas foi interrompido pelo serviço militar obrigatório.
Serviu por um ano o exército americano e depois entrou na Harvard Graduate School of Design, onde estudou planejamento urbano porém retornou a Los Angeles e não concluiu sua pós.
Após voltar para Los Angeles, ele trabalhou brevemente para Pereira and Luckman e depois voltou para Gruen onde ficou até 1960.
Em 1961, com sua família mudou-se para Paris, onde trabalhou no escritório de André Remondet.
Nesse mesmo ano estudou obras de LeCorbusier, Balthasar Neumann e foi atraído para as igrejas francesa de Roma.
Em 1962 voltou para Los Angeles e montou sua própria firma: Frank O. Gehry e Associates inc.
10 anos depois ele desenhou uma série de peças de mobiliário usando madeira, chamadas Easy Edges. Mas 3 meses depois foram tiradas de circulação por medo de seu reconhecimento como design de moveis populares afastasse seu prestigio como arquiteto.
Em 1970 projetou diversas residencias (incluindo a sua, em Santa Mônica, Califórnia). Desenvolveu tbm projetos para edifícios públicos, tornando-se um dos fundadores do desconstrutivismo.
O Museu Aeroespacial da Califórnia, o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, o Fishdance Restaurant no japão e o Vitra Design Museum na Alemanha são alguns de varios projetos que se tornaram marco da arquitetura contemporânea.
Gehry ganhou vários prêmios, incluindo o Pritzker Prize em 1989. Seu edifícil mais conhecido é o Guggnheim em Bilbao na Espanha, recoberto de titânio que foi finalizado em 1997.
Em 2001 ele criou o Gehry Partners, LLP. Localizado em los Angeles,