Fichamento Teo Ultimo
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO
DISCIPLINA: Teoria da comunicação I
PROFESSORA: Lígia
ALUNO: Pedro Rodrigues de Mello
TURMA: EC2
Fichamento de citação
FRANÇA, Vera Veiga. "Paradigmas da comunicação: conhecer o que?"
- “Na constituição de qualquer domínio de conhecimento, a definição de seu objeto de estudo é fundadora; é em torno de um objeto, é ao recortar um objeto próprio, distinto, que um novo domínio onde conhecimento se constitui.”(pág 4)
- “Em linhas gerais, podemos identificar dois objetos apontados: os meios de comunicação e o processo comunicativo. De um lado, e de forma mais evidente, o objeto recortado são os meios de comunicação de massa (formulação mais antiga) ou a mídia – designação contemporânea, mais ampla, e que retira a ambigüidade do qualificativo “massa” (ênfase na amplitude do público atingido), referindo-se à comunicação realizada ou mediada pelas novas tecnologias”( pág 4)
-“ Os objetos do mundo não estão dados de antemão, nem são recortados por suas leis intrínsecas – mas constituídos e dispostos pelo olhar e intervenção dos homens. Assim, os meios de comunicação ou a mídia, na sua aparente objetividade e simplicidade, não o são tanto assim, mas se desdobram em múltiplas dimensões – tais como a técnica, a política, a economia, o consumo, a vida urbana, as práticas culturais, a sociabilidade etc.”( pag 4)
-" Trata-se aqui, portanto, de um objeto empírico de grande visibilidade e impacto, um aspecto tangível de nossa realidade, que é a presença da comunicação midiática, o desenvolvimento das tecnologias da comunicação." (pág. 4)
-"O problema da eleição desse objeto é que ela está assentada no pressuposto de uma ilusória autonomia e precisão dos contornos da empiria. Os objetos do mundo não estão dados de antemão, nem são recortados por suas leis intrínsecas – mas constituídos e dispostos pelo olhar e intervenção dos homens. Assim, os meios de comunicação ou a mídia, na sua aparente objetividade e