Engajamento e Relevancia
Pag. 225 / 226
"Os jornalistas devem apresentar o que é significativo de forma interessante e relevante"
"Jornalismo é contar uma história com uma finalidade. A finalidade é fornecer às pessoas informação que precisam para entender o mundo. O primeiro desafio é encontrar a informação que as pessoas precisam para tocar suas vidas. O segundo desafio é tornar essa informação signficativa, relevante e envolvente. [...] Em outras palavras, parte da responsabilidade de um jornalista não é só fornecer informação, mas fornecê-la de um maneira que as pessoas se sentirão inclinadas a ouvi-la."
Pag. 232 / 233 / 234
"Como já observamos ante, as notícias que só se concentram no significativo são tão empoladas quanto as notícias que deixam os significativo de lado. O inverso também é verdadeiro. Em dado momento, podemos encontrar exemplos de como o sensacionalismo vende. A entrevista de Barbara Walters com Monica Lewinsky, caso típico, foi o programa de maior audiência da ABC News de todos os tempos."
"À medida que os imigrantes de 1890 entravam na classe média no século 20, o sensaciolismo jornalístico dava espaço ao enfoque mais sóbrio do New York Time. Por volta de 1920, Joseph Pulitzer, fundador do New York Times, por exempo, fizera de seu jornal uma publicação meio literária. [...] Outro estudo feito mostrou que as emissoras que produziam noticiários locais de alta qualidade têm maiores possibilidades de aumentar sua audiência. [...] Isso demonstra que as tentativas de atrair público com ângulos engraçadinhos acabam falhando como estratégia comercial, em longo prazo, por três razões:
A primeira delas é que se a emissora alimenta seu público com coisas superficiais e entretenimento, acaba secando o apetite e as expectativas de outras pessoas por coisas diferentes;
O segundo problema em longo prazo nessa estratégia do chamado "infotainment" é que ela destrói a autoridade das empresa jornalísticas, impedindo-as de difundir notícias