engajamento no trabalho
Cristina Danielle de Lima
Jessica Ribeiro da Silva
Lucia de Oliveira
Mayara de Souza Martins
Nara Paula Gobi
Orientadora: Prof.ª M. Paula Rodrigues Agapito
RESUMO
Este artigo tem como objetivo principal analisar a satisfação no trabalho e engajamento dos colaboradores. A pesquisa foi realizada através de um questionário estruturado para uma boa e fácil compreensão, aplicado a 52 colaboradores do setor de comércio e serviços em uma organização localizada em Diadema, grande ABCD. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados e representados em forma de gráficos assim estabelecendo suas médias, frequência e porcentagem, onde foi possível analisar as medidas do comportamento organizacional, diagnosticando todos os problemas com satisfação, tais como: Satisfação com colegas, com chefia, com salário, com tarefas, com promoções. E no engajamento foi possível analisar o vigor e absorção dos participantes.
PALAVRAS-CHAVE: Satisfação no trabalho; engajamento no trabalho, comportamento organizacional.
INTRODUÇÃO
A satisfação no trabalho e engajamento dos colaboradores são fenômenos amplamente estudados pelas organizações, e esse interesse decorre da influencia que os mesmos podem exercer sobre o colaborador, afetando sua saúde física e mental, atitudes, comportamento profissional e social, sua vida pessoal e familiar acarretando benefícios ou malefícios para a organização.
Segundo Spector (2003), a satisfação no trabalho mostra como as pessoas se sentem em relação ao seu trabalho, seja no todo, seja em relação a alguns de seus aspectos. “É o quanto as pessoas gostam do trabalho delas”. Dessa forma, é necessário que a organização possa entender a satisfação do empregado como os valores, atitudes e objetivos pessoais que precisam ser identificados, compreendidos e estimulados para que estes consigam sua efetiva participação na empresa.
E para Maslach e Leiter (1997) os indivíduos