alo alo
InícioContatoJurídicosTrovadorismoHumanismoClassicismoBarrocoArcadismoRomanti-
smoRealismoNaturalismoParnasianismoSimbolismoPré - ModernismoModernismo
34385
sexta-feira, 13 de abril de 2012
As etapas do pensamento sociológico – Raymond Aron (1982) Neste livro, obra clássica da sociologia, Aron traz os maiores pensadores da Sociologia:
Montesquieu (1869 – 1755)
Montesquieu Apesar de muitos não o considerarem propriamente um sociólogo, o autor traz o pensamento deste filosofo iluminista, que já pensava temas referentes também a Sociologia. Segundo Montesquieu, o clima, a natureza do solo, a quantidade de pessoas e religião determinam a sociedade. O tamanho do Estado define o tipo de governo, que pode ser a republica, a monarquia e o despotismo. Cada governo é baseado numa qualidade, sendo que para a republica, a virtude; para a monarquia, a hora; e para o despotismo, o medo. O barão de Montesquieu também já previa o desemprego tecnológico, ou seja, que o desenvolvimento tecnológico dos meios de produção levaria ao desemprego.
Auguste Comte (1791 – 1857)
Comte Comte, o pai do Positivismo, é o sociólogo da unidade humana social, e encontra dificuldades em fundamentar a diversidade. Seu pensamento é dividido em três etapas. A primeira reflete o pensamento europeu medievo, baseado na teologia. Na segunda etapa desenvolve a lei dos três estados e a classificação das ciências: matemática, astronomia, física, química, biologia, sociologia e moral. Já na terceira e ultima, teoriza o futuro segundo a natureza humana e social.
O lema da bandeira brasileira é o lema do positivismo O ponto de partida do pensamento comtista é a reflexão das contradições da sociedade de seu tempo, já que o sociólogo viveu a ultima fase da Revolução Francesa e inicio da Revolução Industrial. A doutrina de Auguste Comte se baseia na ideia de que toda sociedade se mantém pelo acordo de espíritos. Só há