Niveis organizacionais
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Adenilson
Camila
Felipe
Karina
NIVEIS ORGANIZACIONAIS
Belo Horizonte
2008
Adenilson
Camila
Felipe
Karina
NIVEIS ORGANIZACIONAIS
Trabalho apresentado na Faculdade de
Ciências Sociais aplicadas de Belo Horizonte,
Disciplina Teoria Geral da Administração,
Curso Ciências Contábeis.
Maria do Carmo Teixeira Costa
BELO HORIZONTE
2008
INTRODUÇÃO
CONCEITOS
Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informações.
Organização é defindo como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.
Segundo Maximiniano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa, Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou um corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.
A abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações.