niveis organizacionais
As organizações constituem sistemas complexos destinados a atingir objectivos igualmente diferenciados e complexos. Portanto, ocorre uma divisao de trabalho e especializacao de actividades de orgaos e dos participantes. É possivel definir diversos níveis de actuação dentro da organização, cada qual desenvolvendo ou exercendo diferentes enfoques que correspondem aos seus objectivos. Cada nível tem sua racionalidade.
3. Racionalidade
Racionalidadeimplica na adequação dos meios utilizados as metas que se deseja alcançar. Co contexto da Teoria da burocracia,isto significa eficiencia: uma organização é racional se os meios mais eficientes forem escolhidos são escolhidos para alcançar objectivos desejados. Isto é, são considerados os objectivos da organização e não os objectivos individuais dos participantes. Deste modo, o facto de uma organização não implica necessariamente, que todos os colaboradotres ou participantes ajam racionalmente no que cocerne ás suas próprias aspirações e objectivos pessoais.
A racionalidade é atingida pela eleboração de normas e regulamentos que servem para dirigir todo o comportamento dos participantes se encontro com à eficiência.
Uma das maneiras para se entender o comportamento das organizações reside no conceito de racionalidade. «A racionalidade é o imperativo de todas as actividades administrativas de uma organização e é o que leva a uma infinidade de comportamentos diferentespara alcançar os seus objectivos.»
A racionalidade se aplica em muitas situações:
Quando o problema envolve uma minimização de meios para alcançar um determinado objectivo;
Quando os objectivos que se pretendem alcançar é que determinam a forma pela qual um sistema racional deve comportar-se.
Isto resume-se em utilização de recursos mínimos e adequação de recursos. A eficiência esta relacionada com a utilização de recursos para atingir determinados objectivos e é um, resultado da racionalidade.
Existe uma racionalidade