niveis do comportamento organizacional
Introdução ............................................................................... 2
Micro Organizacional ............................................................. 4
Meso Organizacional .............................................................. 5
Macro Organizacional ............................................................ 6
Introdução
O reconhecimento da importância das habilidades interpessoais dos gestores está estreitamente relacionado com a necessidade de conseguir e reter funcionários com alto nível de desempenho. Em um estudo realizado nos Estados Unidos, revelou que salários e benefícios adicionais não são os principais motivos pelos quais uma pessoa escolhe ou permanece em seu emprego, a qualidade de trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. Boas habilidades interpessoais geram ambiente de trabalho mais agradável que consequentemente facilita a manutenção e contratação de mão de obra qualificada.
Assim, fica claro que habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso nas atividades de gestão. Chiavenato define que, Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É interdisciplinar. Visto que a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
O Comportamento Organizacional visa explicar, prever e controlar as ações comportamentais de indivíduos, grupos, ou instituições em geral.
O Comportamento Organizacional se divide em três áreas bem distintas:
Comportamento Micro organizacional (individual)
Comportamento Meso organizacional (Equipes)
Comportamento Macro organizacional (Organização)
Micro Organizacional (Individual)
É caracterizado por um conjunto de