Níveis de Influencia da Estrutura Organizacional
Costuma-se observar uma Estrutura Organizacional dividindo-se por níveis de influencia de uma sobre as outras. São três os níveis de influencia da Estrutura Organizacional: estratégico, tático e operacional.
No nível estratégico normalmente são tomadas as decisões de longo prazo e, dada à sua natureza e seu grau de importância para a organização, essas decisões representam um impacto mais amplo, profundo e duradouro sobre a estrutura. É importante frisar que, como o planejamento estratégico, na maioria das organizações, é elaborado pelo seu mais alto escalão hierárquico, o mesmo deverá contemplar uma série de decisões que deverão atingir os demais níveis hierárquicos da organização.
Geralmente, nesse nível são tomadas decisões de planejamento que incluem a missão, a visão, os clientes e o negócio da organização. A missão é o motivo principal da existência de uma organização, demonstrando seu verdadeiro papel perante os ambientes de atuação interno e externo. A visão representa o objetivo maior da organização e todos os esforços internos dentro deste contexto que possam estar levando a empresa ao seu ápice organizacional, ou seja, é o fato chave na melhoria e na busca contínua pela conquista da excelência organizacional. Os clientes são os principais responsáveis pelo sucesso ou pelo insucesso da organização à medida que estarão absorvendo ou rejeitando os produtos oferecidos pela mesma. O negócio é a área de atuação da organização que tem por objetivo suprir as necessidades apresentadas pelos seus clientes, através do fornecimento dos produtos e também dos serviços necessários para satisfazer tais necessidades.
O principal objetivo do planejamento tático é traduzir as decisões estratégicas em ações efetivas a serem implementadas pelos mais diversos setores da organização. Desta forma, o nível tático tem um foco mais específico e o resultado dessas ações podem ser observados no médio prazo. Nesse nível também