Geopolítica - Pré-sal
IMPORTÂNCIA DA DESCOBERTA DO PRÉ-SAL PARA O PAÍS E PARA A PETROBRAS
A. Para o BRASIL (Visão de uma nação).
B. Para a PETROBRAS (Visão de uma companhia de petróleo).
A. Para o BRASIL (Visão de uma nação).
A.1 - O óleo e o gás encontrado no pré-sal aumentará a demanda de várias indústrias no país.
Exemplo: foi inaugurado o complexo siderúrgico de Jeceaba – MG. A própria presidente do Brasil, Dilma Rousseff, exaltou que este complexo trabalhará para o setor de óleo e gás pelo menos pelos próximos 4 anos e se tornará um dos principais fornecedores de aço para suprir a necessidade de desenvolvimento de equipamentos para o pré-sal.
Para acompanhar essas novas atividades no pré-sal, diversas outras indústrias terão que se desenvolver, gerando novos empregos (somente em Jeceaba serão 3.600 empregos diretos e indiretos), aumento de tecnologia, de experiência, infraestrutura e crescimento econômico.
A.2 - Segurança energética para o país: garantia auto-suficiência petrolífera por muitos anos mais.
O petróleo produzido pelo País não é suficiente para atender a matriz da demanda de derivados. Há excesso de gasolina e falta de diesel e GLP (gás liquefeito de petróleo), por exemplo. Mas é uma questão de tempo. O pré-sal e outras reservas, mediante o uso de novas tecnologias, suprirão essa carência. Desse ponto de vista, a auto-suficiência completa viria em três a cinco anos. No espaço de tempo projetado, a Nação não mais precisaria recorrer à importação. Hoje o País não está livre disso porque produz um tipo de óleo inadequado ao seu parque de refino. Quem explica é Fernando Siqueira, diretor de comunicações da Aepet (Associação dos Engenheiros da Petrobras): “As refinarias da Petrobras foram construídas com perfil de óleo leve, aí, quando se descobriram os campos de águas profundas, Marlim (na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro) afora, o óleo se revelou pesado. O Brasil passou a exportar esse, que tem valor