Relatório MHS
A prática realizada consiste em determinar experimentalmente o valor da constante elástica k por meio de equações matemáticas derivadas da Lei de Hooke, a fim de comparar os valores obtidos com estatisticamente.
Introdução Teórica Uma mola quando está sob a ação de uma força de tração ou de compressão, ela sofre uma deformação. Quando parar de aplicar essa força a mola recupera sua forma primitiva, então se diz que a deformação é elástica. Em geral existe um limite para o valor da força a partir do qual acontece uma deformação permanente no corpo (mola). Dentro do limite elástico, há uma relação linear entre a força aplicada e a deformação, linearidade esta que expressa uma relação geral conhecida como Lei de Hooke. O sistema clássico utilizado para ilustração dessa lei é o sistema massa mola.
O termo “oscilação” significa o balanço de um lado para o outro. A oscilação ocorre quando um sistema e perturbado do ponto de equilíbrio, como por exemplo a corda de um violão, um pêndulo, etc. O movimento harmônico simples (MHS), e um tipo de movimento oscilatório comum e muito importante e básico. No equilíbrio a mola não exerce força sobre o corpo. Quando deslocado de uma distância a partir da posição de equilíbrio a mola exerce sobre ele uma força , dada pela lei de Hooke[I].
[1] A constante representa a constate de força da mola. O sinal negativo na equação indica que a força e de sentido oposto ao deslocamento a partir do ponto de equilíbrio da mola. Outro termo importante de estudar oscilações e o período(), “tempo que leva para um objeto deslocado executar um ciclo completo de movimento oscilatório(I)”. O inverso do período e a frequência(), que o tempo gasto para completar um período em um determinado tempo.
[2] Um objeto que se desloca em MHS tem sua posição descrita pela equação a seguir, onde é amplitude da mola, é frequência angular, e é a constante de fase:
[3]
A frequência angular a dada pela fórmula:
[4] O