TRANSPORTE MARÍTIMO INTERNACIONAL E A GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO
"Estudo da influência determinante do ambiente na política de um estado"
- Político sueca Rudolf Kjellen ( 1° a utilizar o termo ) no fim do século XIX.
Resumo:
Geopolítica é o conjunto de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território.
A geopolítica considera a relação entre os processos políticos e as características geográficas (como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional e geológico).
Petróleo:
Nenhuma fonte de energia tem a importância geopolítica do petróleo, já que o produto constitui a base da economia produtiva mundial e pode ser transportado ao redor do mundo com relativa facilidade.
Pode-se dizer que é o recurso natural mais importante do planeta, principal fonte de energia e combustível da maioria dos automóveis circulantes no globo terrestre.
Muitos autores afirmam que é a matéria prima mais importante, de primeira necessidade do mundo, não só como combustível, mas gerando energia e servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos.
Essa substância é tão importante que já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Este recurso natural está diretamente ligado aos conflitos entre as grandes nações que lutam pelo poder e pelo monopólio dos principais recursos naturais e capital no mundo.
Assim, o país que detém e controla reservas petrolíferas e mantém uma estrutura adequada de refino tem vantagens competitivas sobre setores vitais da economia interna (como transporte e produção de eletricidade) e da indústria, pela participação no comércio internacional e pela exportação direta do óleo e seus derivados.
A nação que mais consome e importa petróleo no mundo são os Estados Unidos Da América ( EUA ).
A geopolítica do petróleo tem um papel tão importante no mundo atual que está ligada diretamente a política e a economia dos povos.
Como por exemplo, algumas fases na