ciencias
Herpes genital, considerado o herpes tipo II, é uma infecção que causa lesões em forma de pequenas bolhas (vesículas) de tom avermelhado e localizadas na região genital, nádegas e ânus. Essas vesículas, em aproximadamente cinco dias, formam feridas que se cicatrizam espontaneamente em mais ou menos uma semana, desaparecendo em até 20 dias - caso o paciente não esteja com seu sistema imunitário comprometido, tal como portadores do vírus HIV.
A herpes é uma doença de origem viral, altamente contagiosa, causada pela infeção do vírus Herpes simplex 1 e 2. Normalmente, o HSV-1 é adquirido durante a infância. No caso do HSV-2, geralmente adquire-se na fase adulta. Ela pode contaminar outras pessoas através do beijo, nas casas de banho, através do contacto com objetos infetados com o vírus, com o contacto direto com uma ferida da herpes, ou até mesmo pela roupa ou pelo ar. A herpes pode ocorrer em todo o organismo, no entanto, é mais habitual aparecer na zona dos lábios e na zona genital.
Causas que levam à transmissão da herpes labial
Pode-se apanhar o vírus da herpes labial através do uso de talheres, pratos, copos ou outro qualquer objeto que não seja desinfetado de outra pessoa contaminada, através do beijo, e ainda, através do contacto com toalhas ou roupas de um indivíduo infetado. Em caso de sex0 oral com um parceiro com herpes genital, irá também ficar infetado com herpes labial. O vírus Herpes Simplex tipo 2, que geralmente provoca a herpes genital e pode infectar os bebês durante o parto quando as mães são portadoras do vírus, também pode causar herpes labial.
Causas que levam à infeção da herpes genital
Normalmente, esta infecção é causada pelos vírus do herpes simplex 2 (HSV-2), apesar do herpes simplex 1 (HSV-1), vírus responsável pelo herpes labial, ser cada vez mais a causa da doença. Pode ser transmitido por um parceiro infectado que não tem nenhuma feridas e não consegue sequer sabem que têm a doença.
Pode-se apanhar o vírus da herpes