ciencias
Curso de Licenciatura em Educação Física a distância
Disciplina: Ciência e Pesquisa em Educação Física
Textos de referência:
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo:Ática, 2000. http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/classicos_da_filosofia/convite.pdf DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo:Atlas, 1981. http://systemundb.files.wordpress.com/2013/09/demo-pedro-metodologia-cientifica-em-ciencias-sociais.pdf PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e Existência. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1979.
Cópia do texto digitalizada disponível para os estudantes no polo com o tutor presencial.
Por que estudar filosofia da ciência?
O início do processo de formação de um cientista deve, necessariamente, abranger a discussão crítica tanto sobre o que é ciência como sobre para quê se faz ciência?
Segundo Demo (1981:13), “por incrível que pareça, não há coisa mais controversa em ciência do que sua própria definição”. Apesar de a filosofia não ter a pretensão de encontrar uma resposta definitiva para essas perguntas, ela se propõe a reunir os elementos que conduzem para uma reflexão rigorosa sobre os diferentes sentidos que essas perguntas podem ter, com o propósito de que o cientista, ao longo da realização da pesquisa científica, torne-se tanto mais seguro quanto mais consciência tiver da imanente precariedade do seu fazer científico. (DEMO, 1981:13).
Segundo Chauí (2000:11), ao iniciar a explicação sobre o que é filosofia, afirma que
“nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação tácita de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias.” É assim que, comumente, lidamos com o conceito de ciência, sem no entanto, questionarmos o que é ciência? Você certamente é capaz de: (1) explicar as vantagens do conhecimento científico em relação às demais formas de conhecimento; (2) identificar a diferença entre o conhecimento científico e uma mera opinião; (3) escolher a compra