Doença de Meniere
Doença de Ménière
Nome: Num.:
Doença de Méniere: A doença de Ménière (doravante DM) doença do ouvido interno, de origem desconhecida na maioria das pessoas, é causada por aumento de pressão da endolinfa, o fluido biológico que preenche os canais semicirculares (labirinto). Geralmente ocorre em apenas um lado.
Apresentação da Doença: A DM é uma afecção da orelha interna que acomete de 0,5 a 7,5 pacientes em cada 1000 habitantes, caracterizando-se clinicamente por episódios de hipoacusia, zumbido e vertigem, tem sido objeto de inúmeros estudos e controvérsias desde sua descrição por Prosper Menière em 1861. O início da doença é mais comum na quinta década de vida, mas também ocorre em adultos jovens ou no idoso, pico de incidência entre 20 e 50 anos, acometendo igualmente ambos os sexos. O substrato fisiopatológico da DM é a hidropsia endolinfática que corresponde ao aumento de pressão e distensão do espaço endolinfático.
Causas: A causa da DM não é bem compreendida. Parece ser o resultado de um volume anormal ou composição do fluido no ouvido interno.
Sintomas: Ainda assim, a gravidade, frequência e duração de cada um destes problemas variam, especialmente no início da doença. Por exemplo, você poderia ter episódios freqüentes com vertigem severa e apenas distúrbios leves em outras sensações. Ou você pode sentir vertigens e perda auditiva leve, mas raramente têm zumbido que perturba o seu sono.
Diagnostico: Rotina de exames médicos
Tratamento: O tratamento da Síndrome ou Doença de Ménière é feito por meio de um controle dos sintomas e das causas. O primeiro passo do é tratar os sintomas que são desconfortáveis e aparecem com frequência. Náuseas e vômitos, por exemplo, são tratados com remédios antivertiginosos. Para a perda auditiva permanente ou o