Planejamento e nível organizacional
O planejamento estratégico é associado a este nível, que é principalmente conceitual e onde são determinados os propósitos, objetivos e políticas gerais da organização objeto do planejamento; estes três elementos são as suas diretrizes estratégicas. Neste nível também são realizadas abordagens sobre as diretrizes gerais quanto: às relações da organização com o meio externo e dentro dela, aos seus processos e quanto aos recursos e tecnologia, mas sem detalhamento
As relações na organização envolvem os sentimentos, as expectativas, frustrações, simpatias, comunicação, liderança, integração interna e com o meio externo. Aqui são caracterizadas as lideranças, a forma de tratamento do colaborador, a centralização ou não do poder de decisão, a forma de integração entre as áreas da organização, os relacionamentos entre as pessoas e como são definidas as funções. Este é o nível de gestão executiva.
As relações tem grande influência sobre os processos produtivos pois é o nível das decisões táticas.
O planejamento deste nível é chamado, geralmente, de planejamento de relações humanas ou algo do gênero e é, essencialmente, tático, onde as áreas conceitual e técnica têm peso equivalente e a área psicológica passa a ser de maior peso proporcional.
Quando o nível de relações é associado ao nível de processos,